Música para crianças: entenda como ela ajuda na formação

Não é de hoje que muitas técnicas têm sido pensadas para desenvolver o melhor aprendizado  das crianças. Uma das propostas bastante utilizadas, não só pelos educadores, mas por muitas instituições de ensino, é a aplicação de música para crianças, como peça chave para impulsionar o desenvolvimento infantil. 

Vale lembrar que esse estímulo possui diversos benefícios, como a integração entre o corpo e a mente, a sensibilidade e a razão, a técnica e a criatividade. Quer descobrir mais sobre como a música ajuda na formação e no desenvolvimento infantil? Confira este conteúdo para conhecer 3 vantagens sobre essa excelente técnica!

Saiba como a música pode ajudar no desenvolvimento infantil

A presença da música no cotidiano, traz inúmeros benefícios, que são aumentados ainda mais quando incluídas nas atividades rotineiras dos pequenos. O objetivo das atividades musicais é promover o desenvolvimento de competências e habilidades que fortaleçam as conexões, desenvolvam as potencialidades e talentos das crianças e jovens.

Dessa forma, a música auxilia na concentração, nas habilidades de comunicação e no desenvolvimento cognitivo. Outro ponto positivo, é que além de estimular a troca de experiências, a criatividade e o apreço pela vida coletiva, essa atividade também proporciona responsabilidade, disciplina de aprendizado, planejamento, pontualidade e comprometimento, e outros princípios que também se aplicam a outras áreas da vida.

Sendo assim, a prática musical regular na vida das crianças, se mostra um elemento indispensável para melhorar o desenvolvimento infantil. Vale ressaltar, que é responsável também por desempenhar com certa facilidade algumas características, como a fala, a dicção e a coordenação motora. Agora que você já conhece o impacto da música no âmbito infantil, continue a leitura e confira outros 3 benefícios!

Conheça 3 benefícios da música na infância:

1- Melhora a saúde mental

O ensino de música na infância também favorece a autoestima, disciplina, superação de obstáculos, convívio e trabalho em equipe. Diante disto, a  prática ajuda as crianças a superar suas próprias limitações e reconhecer seus próprios pontos fortes e fracos. Dessa forma, a música se torna um forte aliado no combate à depressão, estresse e ansiedade.

2- Ajuda no desenvolvimento neuropsicológico

O desenvolvimento de habilidades musicais requer constantemente o estímulo de múltiplas funções cerebrais, como funções auditivas para executar e apreciar harmonia, ritmo, timbre, voz, silêncio e outros atributos sonoros; visão, o reconhecimento espacial de números e instrumentos ao ler partituras; e cognição, ao tocar instrumentos musicais. Assim, a comunicação entre os dois lados do cérebro é estimulada, explicando sua relação com o raciocínio e a matemática.

3- Auxílio no tratamento de TDAH

A música também é uma ótima aliada no tratamento de doenças. Em crianças portadoras de TDAH, é comum que algumas áreas cerebrais sejam fracas como uma  córtex  auditiva, visuo-espacial e motor. Ao inserir a prática musical no cotidiano, isso faz com que a criança melhore sua  capacidade de concentração, auto estima, auto expressão e desenvolvimento social.

Conheça o Instituto João XXIII

Somos uma instituição não governamental sem fins lucrativos com o propósito de oferecer oportunidades pautadas na arte educação, priorizando a inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Aqui, você encontra diversas oficinas, inclusive as musicais.

Aulas de e violino, viola clássica, violão, violoncelo, teoria musical e canto coral,  para o seu pequeno colher todos os benefícios que a música pode trazer.