5 maneiras de incentivar a conscientização ambiental nos jovens

No último dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, momento ideal para se discutir as questões ambientais que impactam diretamente no futuro do planeta. Quando pensamos no futuro, é muito comum ver essa temática atrelada às novas gerações, pois serão eles os principais afetados pelas mudanças que ocorrem hoje. Assim, percebe-se nos últimos anos o aumento da conscientização ambiental de muitos jovens sobre os problemas ambientais.

A educação ambiental é um exercício para a cidadania. Dessa forma, crianças, jovens e adolescentes que têm contato com a natureza e atitudes sustentáveis tendem a criar consciência crítica em relação ao planeta e ao meio ambiente. Desenvolvendo, assim, uma visão ambiental crítica à sua comunidade, incentivando a formação de futuros cidadãos engajados ambientalmente.

Por isso é cada vez mais comum, em espaços voltados para esse público, formas de mostrar para a juventude a importância de cuidar do meio ambiente e os impactos que isso traz à sua volta. Pensando nisso, separamos 5 dicas incríveis para incentivar ainda mais a conscientização ambiental dos mais novos. Confira já!

5 ideias para incentivar a conscientização ambiental dos os jovens:

1 – Aposte em coletores seletivos

Para qualquer comunidade, a destinação certa para cada lixo produzido em seu meio, é preciso haver lugares certos para o seu descarte. Por isso, procure instalar coletores seletivos em locais de fácil acesso, com recipientes coloridos, com especificações e cores para cada tipo de lixo. Isso tem dupla vantagem, uma vez que, faz o descarte consciente virar um hábito e diminui o trabalho e os gastos com a limpeza do espaço.

2 – Trabalhe com espaços sustentáveis

A oferta de locais sustentáveis é outra característica que ajuda a promover um maior contato ambiental entre os mais novos. Portanto, é interessante investir em objetos e sinalizações que demonstrem essa questão, como os tradicionais espaços interativos, como os playgrounds com brinquedos sustentáveis, como os fabricados com madeira plástica. Promover esses, além de ser resultado de processos de reciclagem é vantajoso pois apresenta maior durabilidade.

3 – Uma horta coletiva é uma ótima opção

Dispor de  uma horta coletiva é uma dica que vale ouro! As ações relacionadas ao cultivo de uma horta comunitária não só despertam a consciência ambiental nos pequenos, como colaboram para a formação do seu caráter, fortalecem suas relações interpessoais e melhoram sua autoestima. Essa atividade ajuda a compreender como a terra conecta todos a uma existência mais sustentável.

4 – Mostre boas práticas de economia de água

Sustentabilidade ambiental também é sobre economia de água e de energia elétrica. Nesse sentido, há uma série de medidas que podem ser utilizadas pelos jovens em sua casa. É possível, por exemplo, instalar descargas com válvulas que regulam a quantidade de água no vaso sanitário e torneiras automáticas, que desligam sozinhas após um tempo determinado.

Você pode também fazer campanhas para incentivar o consumo consciente .

5 – Incentive a caronas solidárias

Pode parecer clichê, mas é a dica que não pode faltar quando o assunto é conscientização ambiental! O grande número de automóveis é a principal causa poluição do ar, um dos maiores problemas enfrentados nos grandes centros urbanos. Tendo isso em vista, uma prática sustentável que pode ser incentivada é a carona solidária entre os jovens que moram perto um do outro ou que estão na mesma rota para um determinado local, podem compartilhar o mesmo carro! Não esqueça essa, hein!

Conheça o Instituto João XXIII

Somos uma instituição não governamental sem fins lucrativos com o propósito de oferecer oportunidades pautadas na arte educação, priorizando a inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Aqui, você encontra diversas oficinas, que abordam a temática ambiental  e a sua importância na vida dos jovens.

Conheça o João XXIII e venha nos ajudar a formar uma juventude potencializada e ainda mais consciente ambientalmente.