Nos últimos anos, a busca por uma atividade física que promova não só bem-estar, mas saúde para os pequenos tem sido a preocupação de muitos responsáveis. Assim, o incentivo do esporte na infância tem crescido bastante por conta dos inúmeros benefícios que a prática constante de exercícios físicos proporciona.
Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que, independentemente do esporte selecionado, a atividade deve ser introduzida, a primeiro momento, como algo que dê prazer à criança. Consequentemente, os benefícios do esporte que auxiliam para um desenvolvimento saudável virão logo em seguida. Confira agora 7 benefícios que a prática esportiva na infância promove. Boa leitura!
Conheça 7 benefícios do esporte na infância
1: Auxilia na criação de rotinas
Ter uma rotina é essencial para todos, principalmente para os pequenos e a prática esportiva pode ajudar! Por conta dos horários para os treinos, a criança acaba criando uma rotina onde, com o passar do tempo, começa a articular as suas atividades do dia a dia. Assim, é possível desenvolver nos pequenos a prática de organização e compreensão de horários.
2: Ajuda a criar hábitos saudáveis
Se a prática de esporte é incentivada na infância, isso facilmente vira um hábito a ser replicado quando se torna adulto. Da mesma forma, quando esse incentivo vem desde cedo, o indivíduo passa a prestar atenção em atitudes que impactam na saúde, no bem-estar e se afastam, quase naturalmente, de hábitos não saudáveis.
3: Reduz a ansiedade e outras doenças que afetam a mente
Todo e qualquer esporte contribui para a liberação de endorfina, o hormônio responsável por proporcionar a sensação de bem-estar nas pessoas. Sendo assim, a prática esportiva na infância permite que as crianças gastem a sua energia da melhor forma, promovendo bem-estar e uma melhor saúde mental/emocional. Isso reduz consideravelmente as chances de desenvolvimento de ansiedade, depressão e outras doenças mentais.
4: Contribui para o aprimoramento da cognição
Uma pessoa fisicamente ativa tem o raciocínio estimulado constantemente, o que é um ótimo benefício para os pequeninos. Dessa forma, a prática de exercício físico na infância resulta também no desenvolvimento cognitivo, pois a atividade contribui para o raciocínio e a resolução de problemas, o que impacta tanto no aprendizado na escola quanto no dia a dia.
5: Estimula a socialização
A interação com outras pessoas é algo primordial para que qualquer esporte seja realizado. Desse modo, as atividades físicas, principalmente as em grupo, estimulam as crianças a conversar, interagir e se sentirem mais à vontade com outras pessoas. Vale ressaltar que compreender o seu papel e a forma como colaborar com o coletivo é um aprendizado para a vida toda.
6: Desenvolve a coordenação motora
Os esportes favorecem o equilíbrio, força, consciência do próprio corpo, limites, distância e desenvolvem outras diversas habilidades, como a coordenação motora. Estimular esse sistema auxilia em uma musculatura firme, principalmente nas mãos, permite que muitas tarefas do dia a dia sejam feitas com uma maior facilidade, inclusive na vida adulta.
7: Contribui para o ensino de regras
A introdução de regras é outro ponto positivo da prática esportiva na infância. As crianças aprendem as regras dos jogos, bem como, também, o que deve ou não ser feito em relação aos seus colegas. Esses ensinamentos são muito importantes, principalmente no convívio coletivo e a entender os limites.