Desenvolvimento da escrita: como trabalhar essa aprendizagem

É durante a primeira infância que geralmente começamos a juntar as primeiras letrinhas, palavras e, por fim, frases – o famoso BA-A-BA. Contudo, o desenvolvimento da escrita vai muito além desse período da vida. Os pequenos são inseridos no mundo da linguagem desde que nasce e as experiências cotidianas contribuem muito para o desenvolvimento da escrita.

No entanto, o incentivo às boas práticas da escrita faz parte do parte do período de alfabetização e deve ser um período de atenção para os educadores e pais/responsáveis. Para te ajudar nisso, trouxemos este artigo recheado de informações interessantes sobre a alfabetização e, claro, como incentivar o desenvolvimento da escrita nas crianças. Continue a leitura e fique por dentro do assunto agora!

Como praticar o desenvolvimento da escrita

Conforme afirmado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os pequenos começam a estabelecer relações com  a escrita desde muito cedo. Isso ocorre a partir dos momentos de leitura em casa (onde os pais contam as histórias), observação de textos, letras e palavras ao redor. Dessa forma, logo na primeira parte da infância, uma criança começa a se familiarizar com a língua escrita, mesmo não compreendendo ainda.

Portanto, a forma de desenvolver a escrita durante a educação infantil se dá a partir da imersão da criança na cultura escrita. Para isso, cabe aos educadores incentivar a curiosidade dos pequenos e proporcionar experiências relacionadas ao contato com a literatura infantil. Neste cenário, o professor funciona como uma conexão entre os alunos e os textos, também ajudando a desenvolver o gosto pela leitura por meio do estímulo à imaginação.

Após esse período de imersão na língua escrita e histórias, os pequenos já começam a construir suas próprias hipóteses de escritas. No começo, claro, surgem alguns rabiscos em seus desenhos, de uma forma mais espontânea, até o momento onde desenvolvem melhor o domínio da formação de palavras e frases.

Primeiros rabiscos no papel

É importante entender que os primeiros rabiscos de uma criança no papel não são aleatórios. Eles possuem significados específicos e lógicos, assim como os desenhos e as palavras. Como nesta fase da infância as crianças vivenciam um período de hipóteses, seus desenhos são formas de escrita, assim como seus rabiscos são escritos importantes e com significados para elas – já que elas ainda não compreendem as representações gráficas que possibilitam a escrita ainda.

Desenvolvimento da escrita antes da alfabetização

Quando pensamos em escrita, logo nos vêm à mente letras, sílabas, palavras e frases. No entanto, como pudemos observar até agora, todo o processo de desenvolvimento da escrita começa bem antes. E, para que a alfabetização da criança seja facilitada, é importante que a criança passe pelo período do desenho e rabiscos, para que possa conquistar uma melhor coordenação motora, equilíbrio, coordenação visomotora e a atenção/concentração.

Letramento e alfabetização

Como já sabemos, o letramento e a alfabetização estão conectados. Por isso, a leitura de texto, contação de histórias e outros incentivos são muito importantes durante o processo de educação infantil. Contudo, nessa parte, começamos a inserir as letras, sílabas e palavras, associando a língua falada e dando aos pequenos o domínio dos signos e símbolos para representar as palavras.