Dia da Literatura Brasileira: 5 motivos para incentivar a leitura nacional

Comemorado na data de aniversário do escritor José de Alencar, o dia primeiro de maio é o Dia da Literatura Brasileira, momento de enaltecer livros nacionais. Contudo, segundo uma pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, o território brasileiro perdeu, entre 2015 e 2019, mais de 4,6 milhões de leitores. Dessa forma, a data surge também, para reforçar a importância da leitura no dia a dia, principalmente na vida de crianças e adolescentes.

Além de ser uma ótima aliada no estímulo à criatividade, o hábito de ler conta com inúmeros benefícios que são ainda mais multiplicados quando estamos diante de uma obra nacional. Quer descobrir um pouco mais sobre a importância de incentivar a leitura de livros nacionais? Então confira este conteúdo com 5 motivos que você não pode perder!

5 motivos para incentivar agora a leitura de livros nacionais

Quando incentivado e praticado regularmente, o hábito de ler se torna prazeroso e um possível momento de descontração. Na infância, é muito importante desenvolver o costume de ler, e principalmente, os livros nacionais, visto que os benefícios para as crianças e adolescentes são incontáveis. Conheça agora mesmo 5 motivos para incentivar a leitura de obras literárias nacionais:

1 – Identificação cultural

O processo de identificação é muito importante para nós entendermos como indivíduos sociais. Sendo assim, ao ler uma obra nacional é muito provável que nos deparamos com os nossos costumes, práticas e tudo mais que envolve a nossa cultura, usada na ambientação do enredo literário. Dessa forma, você vai se identificar mais facilmente com o livro e ainda mais com os personagens.

2 – Gêneros literários é que não faltam

Muitas pessoas usam como justificativa para não ler os livros brasileiros, a falta de gêneros disponíveis entre os autores nacionais. Entretanto, tal argumento é falho, visto que você pode encontrar todos os gêneros na literatura brasileira como, por exemplo, romance, fantasia, terror, autoajuda, etc.

3 – Facilidade no entendimento da língua

Parece muito óbvio, mas a facilidade que temos com a nossa língua faz toda a diferença quando vamos apreciar uma obra escrita. Ao lermos livros de outros países, por melhor que a tradução seja, o fato de existirem diversas palavras e expressões de outras línguas que ao serem traduzidas, acabam interferindo no impacto da obra em sua versão original. Por isso, ao ler um livro nacional você saberá o que o autor está dizendo.

4 – Ajuda a incentivar a escrita enquanto profissão

Quanto mais acontece a desvalorização dos livros nacionais, menores são as chances de um autor manter a escrita como profissão por conta da falta de leitores. Por isso é tão importante o consumo de livros brasileiros, pois assim, ajudamos os escritores a ganharem espaço e fazerem do seu sonho uma profissão, além de consumir uma literatura de grande qualidade.

5 – Os maiores escritores do mundo também são brasileiros

Para aqueles que ainda não conhecem essa informação, Machado de Assis um escritor brasileiro é considerado o maior escritor de todos os tempos. Além dele, Paulo Freire tem os seus exemplares como base de estudos nas maiores universidades do mundo. Posto isto, a literatura brasileira mostra através de seus autores, a qualidade e potência que uma obra nacional pode ter.

Conheça o Instituto João XXIII

Somos uma instituição não governamental sem fins lucrativos com o propósito de oferecer oportunidades pautadas na arte educação, priorizando a inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Aqui, você encontra diversas oficinas, que incentivam os jovens a tornarem a leitura, a sua melhor amiga.

Conheça o João XXIII e venha nos ajudar a formar uma juventude potencializada e ainda mais engajada com a literatura nacional.