Saiba mais sobre a influência das redes sociais na adolescência

Depois do marco que foi a entrada na internet na vida de todos, não tem como imaginar como era antes. Games, sites de relacionamento e claro, que não podemos deixar d e mencionar, as queridinhas redes sociais. Usada, principalmente para os jovens, as redes sociais se tornaram figura marcada no dia a dia dos mais novos. Contudo, muito se tem olhado para a influência das redes sociais na adolescência.

Essa revolução tecnológica trouxe muita praticidade e benefícios, isso não podemos negar. Falar com que estar a milhares de quilômetros de distância, interagir com o seu ídolo de forma simples, checar informações com mais facilidade são alguns desses benefícios. Contudo, também não se pode ignorar os problemas causados pelas redes sociais. Pensando nisso, separamos um conteúdo abordando essa influência e impacto na vida dos adolescentes. Confira já!

Entenda os principais impactos causados pelas redes sociais no dia a dia

Até a chegada e aprimoramentos dos meios de comunicação, no decorrer da história existiram dificuldades encontradas para se comunicar. Hoje, depois de 36 anos, após a chegada do primeiro celular lançado pela Motorola, “falar com o outro” ficou ainda mais fácil por ter como principal canal as redes sociais.

Apesar das mudanças significativas é preciso também se atentar a alguns malefícios ligados aos novos meios de comunicação. Um exemplo que tem se comentado bastante nos últimos anos, são o aumento de casos de transtornos mentais. Segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde).  Nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%. Isto significa que 4,4% da população mundial convive com a doença.

Além disso, essa organização afirma que a América Latina é uma das regiões mais afetadas por essa onda de transtornos mentais que têm afetado ainda mais a sociedade. Em contrapartida, a esse dado, a América latina, em especial o Brasil, é um dos lugares que mais se utiliza nas redes sociais. Esses fatos não são apenas coincidências, são situações correspondentes uma da outra.

De toda forma, se faz necessário uma educação digital por meio das escolas ou até mesmo dos responsáveis, para evitar que as redes sociais, criação revolucionária se torne o nosso inimigo ao passar dos anos. E para você entender mais sobre os dois lados das redes sociais, conheça alguns prós e contras das plataformas!

Conheça os prós e contras das redes sociais na vida dos jovens

1 – Possibilidade de conversar com pessoas distantes

Como mencionado anteriormente, conversar com pessoas distantes é uma das principais vantagens desses canais de comunicação. Aproxima as pessoas que vivem em locais diferentes, pois é uma maneira fácil de manter as relações e o contato. Além disso, vale ressaltar que o ensino EAD  só foi possibilitado por conta da existência dos aplicativos de comunicação e seus aprimoramentos.

2 – Informação sempre à mão

Não é de hoje que ouvimos algumas pessoas falando que tem um jornal favorito, não é mesmo? Essa legião de fãs dos canais de comunicação, acontece pelo fato de muitos jornais surgirem ou migrarem para o digital. Em comparação a alguns anos, só se podia acompanhar as informações pelos canais de televisão. Atualmente, você tem a informação na palma da sua mão a qualquer momento. Contudo, se deve ter o cuidado com as Fakes News! Sempre cheque as fontes das informações antes de repassar. Fica a dica.

3 – Exposição ao extremo

Quando falamos de uma educação digital para ensinar a todos, principalmente os adolescentes a usarem as redes sociais é para dosar a quantidade de exposição a qual estão submetidos. Seja pelos recortes de uma falsa realidade do Instagram ou pelo excesso de conteúdo disponibilizado pelo Tik Tok, todos que decidem baixar essas plataformas estão sujeitos a uma superexposição, onde muitas vezes não conseguem diferenciar do que é real ou não. Por isso, atente-se com a exposição que esses jovens estão diante de suas telas.

4 – Perda de dados

Parece clichê, mas perder dados pessoais nas redes sociais é muito comum! Os chamados sequestros, é um dos crimes digitais que mais estão causando prejuízos. Por tomar conta de todos os seus dados, os criminosos aplicam golpes no nome das vítimas que saem dessa história com grandes dívidas. Dessa forma é preciso ter cautela, com o que se fala, se posta e principalmente para que se destinam essas informações. Fique de olho!

Conheça o Instituto João XXIII

Somos uma instituição não governamental sem fins lucrativos com o propósito de oferecer oportunidades pautadas na arte educação, priorizando a inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Aqui, você encontra diversas oficinas, que trabalham a formação pessoal e intelectual dos jovens.

Conheça o João XXIII e venha nos ajudar a formar uma juventude potencializada!