SCFV e Acolhimento

PSICOSSOCIAL

O acolhimento psicossocial é compreendido pelo trabalho realizado em conjunto com as profissionais de psicologia e de assistência social, a partir do encaminhamento de educandos para este acolhimento.
Os temas a serem abordados nesses grupos são definidos a partir das necessidades apresentadas pelas famílias e pelos próprios educandos, com a finalidade, também, de assegurar as conquistas de acolhida, convívio familiar e comunitário e de desenvolvimento e autonomia.

*O Instituto João XXIII integra a rede de serviços e entende a importância da articulação com setor público, privado e sociedade civil para a complementaridade das ações em atenção a Política Nacional de Assistência Social. Neste sentido, participa das Redes Socioassistenciais de Consolação, Maruípe, Itararé e Jucutuquara, com o objetivo de estabelecer contatos, alianças, fluxos de informações, discutir casos e realizar encaminhamentos entre os equipamentos públicos e outras organizações.

Descrição Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

ATIVIDADES